terça-feira, 18 de setembro de 2007

Misturas


Não e de hoje que bandas de estilos diferentes se juntam para fazer um som, a brincadeira que começou com Aerosmith e Rum D.M.C, passou pelo rapper Ice-T e os metaleiros do motorhead, mas recentemente U2 e o recém falecido Luciano Pavarotti e Linkin Park e Jay Z virou moda agora, pelo menos aqui no Brasil. Projetos como o da coca cola entitulado de estúdio coca-cola vem surgindo e trazendo misturas diferentes.

E idéia e ótima, mas pode não agradar algumas pessoas, o projeto da coca-cola traz misturas como o hip hop com samba de Marcelo D2 e Lenine com sua mpb, um dupla que impõem respeito, a rockeira Pitty com a revelação Negra Li e mistura inusitadas como o hardcore do Cpm22 e o grupo de axé babado novo. Esse ultimo, por exemplo, agradou pouco fãs do cpm22 que não gostaram nada da mistura. Talvez por isso as outras misturas n foram tão “heterogêneas” como, por exemplo, Skank e nação zumbi e cachorro grande e Nando reis.

Seguindo essa idéia no ultimo dia 4 no rio de janeiro Zeca pagodinho colocou em pratica o projeto “casa do samba”. Esse projeto não e nenhuma novidade, mas a forma como esse foi feito e inédito, os antigos projetos reunia apenas os figurões do samba carioca, esse novo traz essa mistura na sua ideologia, e olha que as misturas são bem diferentes como, por exemplo, Daniela Mercury que fez dueto com João Bosco, Jair Rodrigues e Cláudia Leitte, Velha Guarda da Portela, Monarco e Vanessa da Matta, Dudu Nobre e Chorão, Nando Reis e Erasmo Carlos e nosso ministro Gilberto Gil e Marjorie Estiano.

Casa do samba e uma mistura que valoriza o nosso samba, que ao contrario do que se pensa não e só aqueles das escolas de samba, esse e o verdadeiro samba brasileiro, e projetos como esse como tantos artistas de todos os estilos cantando samba são dignos de deixar ícones como bezerra da silva feliz. Já misturas como estúdio coca-cola misturando dois estilos diferentes em uma só musica pode gerar bombas como a encarada pelo cpm22.

Indicaçao:
http://www.cocacola.com.br/estudio/pt-br/in-arquivo-babadoNovoCpm22.jsp
da pra ouvir todas as misturas que a coca fez!

Texto publicado na minha coluna do jornal anafolha nº37 do dia 14/07/07

Nenhum comentário: